22ª Bienal Sesc Videobrasil: Inscrições abertas até 2 de setembro

Ana Mondini solicita melhorias no velório municipal de Matão e do Distrito de São Lourenço do Turvo
13 de agosto de 2022
Beneficiários do Auxílio Brasil poderão fazer empréstimos de até 40% do valor recebido
13 de agosto de 2022
Exibir todos

22ª Bienal Sesc Videobrasil: Inscrições abertas até 2 de setembro

De 1º de agosto a 2 de setembro de 2022, a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil (@videobrasil) realiza uma chamada aberta para artistas.
Esta edição, intitulada “A memória é uma ilha de edição” será realizada em outubro de 2023, em São Paulo. Trabalhos em qualquer formato e linguagem podem ser inscritos por artistas e/ou coletivos nascidos/as/es e/ou residentes em países do Sul Global, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – ou radicados nestes por ao menos cinco anos, bem como artistas de quaisquer nacionalidades.

A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo convidam artistas e/ou coletivos do Sul Global, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ou radicados neles há pelo menos cinco anos, e, também, artistas indígenas de quaisquer nacionalidades para participar da chamada aberta para a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil.

O evento chega em 2023 a sua 22ª edição, trazendo o tema “A memória é uma ilha de edição” – frase retirada de poema de Waly Salomão (1943-2003), e, com om curadoria do brasileiro Raphael Fonseca e da queniana Renée Akitelek Mboya, a Bienal marca ainda os 40 anos do Videobrasil, dedicado inicialmente ao vídeo e que ao longo das décadas se expandiu para abarcar as mais variadas linguagens artísticas.
Nesta celebração, faz-se necessário, portanto, não apenas refletir sobre o tempo e as muitas concepções de memória, mas também revisitar a importância do vídeo nessas quatro décadas, escrevem os curadores. Cabe lembrar, ainda, que na contemporaneidade as possibilidades de edição de imagens se transformaram, tornando-se mais ágeis e ao alcance de nossos dedos em uma série de dispositivos tecnológicos de uso cotidiano.
A 22ª Bienal busca selecionar trabalhos que tratem das memórias coletivas, das lembranças e esquecimentos que constroem narrativas históricas e sociais, relativas a povos, nações e regiões geográficas. “Quais as fronteiras éticas de um corte? Quem detém o poder de fazê-lo? Como forjar a memória daquilo que não vimos ou sentimos em nossos corpos? Quais os limites da memória?”, questionam os curadores.
As inscrições, abertas a obras em qualquer linguagem, são gratuitas e devem ser realizadas apenas pela internet. Cada usuário poderá inscrever até 03 (três) obras, que deverão ser enviadas simultaneamente. A inscrição em Autoria Individual não exclui a possibilidade de inscrição em Autoria Coletiva; basta criar usuários/as distintos. Não podem participar do processo seletivo artistas que tenham participado de uma das últimas duas edições da Bienal Sesc_Videobrasil (2017 e 2019).
As informações inseridas poderão ser salvas e editadas até o aceite do Termo de Compromisso e envio do formulário. Uma vez concluída a inscrição, será gerado um número de protocolo, que deve ser guardado pelo/a artista ou representante do grupo. Um e-mail de confirmação com a ficha de inscrição será encaminhado ao/à usuário/a cadastrado/a/e.

Deixe uma resposta