Sexta-feira Santa e a Páscoa

AGRISHOW 2022: Principais novidades tecnológicas para o agro estarão na feira
15 de abril de 2022
Fundo Social de Solidariedade de Matão começa a receber as primeiras doações da Campanha do Agasalho
15 de abril de 2022
Exibir todos

Sexta-feira Santa e a Páscoa

Sexta feira Santa

A Sexta-feira Santa antecede a Páscoa e é um dia de reflexão para os cristãos, pois relembra a crucificação de Jesus Cristo

A Semana Santa reúne data significativa no calendário religioso do cristianismo, como os símbolos e os rituais. A Páscoa é uma celebração religiosa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo num domingo, três dias após sua crucificação.

Esse período, dentro da igreja católica, começa no tradicional Domingo de Ramos, que marca o início da celebração da Semana Santa para relembrar a chegada de Jesus em Jerusalém. Nessa data, os cristãos peregrinam levando ramos de palmeiras e oliveiras para a celebração.

Os sete dias que correm até o domingo de Páscoa costuma ser de muita reflexão para os religiosos, que relembram os últimos momentos de Jesus.

O feriado da Sexta-feira Santa – ou Paixão de Cristo – existe em todos os países de tradição católica. Mas ainda que a atenção das pessoas se concentre principalmente nessa data, a sexta-feira faz parte de um conjunto maior, composto pelos três dias que antecedem o Domingo de Páscoa, e que na liturgia da Igreja Católica Apostólica Romana recebe o nome de Tríduo Pascal.

As celebrações que ocupam esses três dias – quinta-feira, sexta-feira e sábado – unem-se ao domingo e formam um todo, o ponto mais importante da vida religiosa dos católicos, no qual eles revivem, desde a Antiguidade, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. Santo Agostinho, que viveu de 354 d.C. a 430 d.C., já se referia aos “três sacratíssimos dias da crucificação, sepultura e ressurreição de Cristo.

A sexta-feira Santa (ou Sexta-feira da Paixão) é o dia em que Jesus recebeu uma coroa de espinhos e foi pregado em uma cruz, onde foi morto. Por isso, nesse dia, os católicos costumam fazer jejum.

O jejum religioso está relacionado à fé. Na Sexta-feira Santa, por exemplo, é um dia que se abre mão da carne vermelha e para comer peixe como significado de fé. O peixe tem ligação com a Páscoa, pois remete essa conexão dos cristãos com Jesus e relembra a refeição dos apóstolos que incluíam o peixe como símbolo religioso.

Sábado de Aleluia

No Sábado Santo, celebra-se, entre o pôr-do-sol do sábado e o amanhecer de domingo, a Vigília Pascal, o ofício mais importante do calendário litúrgico católico, por ser a celebração da ressurreição de Jesus. Em algumas cidades do Brasil, logo nas primeiras horas da manhã de domingo acontece a Procissão do Encontro, na qual duas procissões, uma com a imagem de Nossa Senhora, mãe de Jesus, e outra com a imagem do Cristo ressuscitado, partem de lugares diferentes e se encontram, quase sempre às portas da igreja matriz.

Malhação do Judas

Outra manifestação popular que ocorre paralelamente ao Tríduo Pascal é a Malhação do Judas. No sábado, também conhecido como Sábado de Aleluia, um boneco que lembra o apóstolo que traiu Jesus, Judas Iscariotes, é julgado, condenado e “malhado”, às vezes com pedaços de pau, às vezes com pedras. Em alguns lugares, o Judas é enforcado na sexta-feira à noite, em um poste ou árvore; no sábado, ao meio-dia, o boneco é descido e espancado por populares.

Deixe uma resposta