Tradicional festa de Corpus Christi volta a acontecer em Ibitinga

Amazônia Legal: Senado pode ter frente parlamentar de apoio à mineração
9 de maio de 2022
Seminário da CNI – Diminuir a desigualdade social passa pela inclusão no mercado de trabalho
9 de maio de 2022
Exibir todos

Tradicional festa de Corpus Christi volta a acontecer em Ibitinga

Após dois anos, devido a pandemia, a Estância Turística de Ibitinga, conhecida como a ‘Terra dos Bordados e Enxovais’, também de forte tradição religiosa na região Centro Oeste Paulista, volta a bordar suas ruas para o tradicional Corpus Christi, um dos maiores e mais populares do Estado de São Paulo.

A festa se diferencia por sua estrutura e organização. São 10 quarteirões enfeitados com mantas, colchas, edredons, travesseiros e outros itens da indústria têxtil no centro comercial da cidade. O evento movimenta mais de 20 mil turistas em um único dia.

Além das santas missas feitas na Igreja Matriz durante a manhã, a comunidade cristã promove uma procissão especial, às 15h. Os fiéis caminham em meio aos produtos expostos nos quarteirões enfeitados, enquanto o padre conduz palavras de bênçãos sobre os tecidos.

Os fiéis ainda podem conhecer a Cripta de Nelsinho Santana, onde se localiza os restos mortais do menino de nove anos, cuja crença católica acredita que o mesmo estaria concedendo milagres na vida de muitas pessoas. Nelsinho está em processo de canonização no Vaticano.

Ainda, na lateral da igreja, é possível a visitação do totem do Caminhos da Fé. Ibitinga é parte do Ramal Centro paulista que tem seu início na cidade de Borborema e finda em São Carlos.

Caminho da Fé (Brasil) foi inspirado no milenar Caminho de Santiago da Compostela, sendo assim, idealizado e desenvolvido para dar estrutura às pessoas que fazem peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida.

Fé e compras

Os produtos que enfeitam as ruas e são abençoados durante a procissão podem ser adquiridos pelos fiéis. Além disso, o comércio de lojas e da Feira do Artesanato – com mais de 500 barracas – se abre para a oferta das confecções para cama, mesa e banho.

A estrutura ainda conta com praça de alimentação, barracas para compras de produtos diversos, restaurantes e hotéis. O Corpus Christi de Ibitinga 2022 acontece no dia 16 de junho.

Programe-se e visite Ibitinga.

AGENDA

Corpus Christi em Ibitinga

Data: 16 de junho

Missas

Santa Missa: 08h

Missa dos Turistas: 10h

Procissão: 15h (Saída em frente a Igreja Matriz)

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga 

Deixe uma resposta