Sancionada lei que define verba para enfrentar violência contra mulher

Barcelona quebra recorde mundial de público no futebol feminino e goleia Real Madrid no Camp Nou lotado
31 de março de 2022
OMS estabelece plano para saída de fase emergencial da pandemia
31 de março de 2022
Exibir todos

Sancionada lei que define verba para enfrentar violência contra mulher

Imagem Ilustrativa sobre Violência contra à Mulher

Lei garante 5% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quarta-feira, 30, a Lei nº 123, de 2019, que garante 5% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para ações de enfrentamento da violência contra a mulher.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres defendeu que o Governo Federal assumiu esse compromisso com as mulheres e essa é uma medida extremamente importante. Ele salientou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública está empenhado em priorizar ações de enfrentamento à violência contra a mulher. “Vamos intensificar nossas operações e criar mecanismos para cuidar e preservar a vida de todas”, afirmou.

A medida objetiva fortalecer ações de combate a esse tipo de violência e a elaboração de um plano estadual. Entre os critérios de aplicação dos recursos do FNSP serão incluídos também metas e resultados relativos à prevenção e ao combate à violência contra a mulher.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram repassados R$ 2,3 bilhões aos estados e Distrito Federal por meio do fundo. Esses recursos também são destinados às ações de prevenção e ao enfrentamento à criminalidade. Os repasses tiveram inicio em 2019.

Ainda de acordo com o órgão, as operações Maria da Penha e Resguardo I e II registraram mais de 400 mil vítimas atendidas; 25.534 pessoas presas; 71.913 inquéritos instaurados e 102.774 medidas protetivas de urgência solicitadas.

O MJSP informou que investiu mais de R$ 8 milhões em cursos de capacitação e qualificação de agentes das forças de segurança federais e estaduais que atuam no atendimento às vítimas de violência e que lançou o Protocolo Nacional de Investigação e Perícias nos Crimes de Feminicídio.

Em 2021, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública, o MJSP disponibilizou mais de 10 cursos, online e presenciais, que contaram com a participação de aproximadamente 26 mil agentes.

Deixe uma resposta