Por que o preço do etanol sobe junto com o da gasolina?

IR2022: Você pode doar parte do imposto devido para quem precisa
25 de março de 2022
Exportação de café do Brasil deve crescer 3% em 2022/23
25 de março de 2022
Exibir todos

Por que o preço do etanol sobe junto com o da gasolina?



Como consequência do conflito Rússia – Ucrânia o preço do barril do petróleo tem sofrido grandes oscilações e com isso o

da gasolina é inevitável. Nesse cenário quem tem carro movido a etanol deveria estar tranquilo. Mas não é o que acontece. Por que o etanol sobe junto com a gasolina ?
Segundo economistas o etanol segue a cotação do petróleo porque compete com a gasolina. Assim, quando a gasolina sobe o consumidor busca o etanol que passa a vender mais, com isso as usinas sobem preço do produto. É a lei da oferta e procura. Se fizermos uma correlação do preço da gasolina e do etanol entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2022 termos uma variação quase perfeita, ou seja, o preço do etanol sobe na mesma proporção da gasolina. Nos últimos doze meses o etanol teve uma alta de 36,17% e a gasolina de 32,62%.
Na última safra o Brasil produziu 28 bilhões de litros de etanol, sendo que 45% do consumo de combustível entre os veículos leves utiliza essa fonte de energia.
Embora o Brasil seja auto suficiente tanto na produção de petróleo como de etanol, somos sujeitos à variação do preço do petróleo no mercado internacional por conta da política adotada pela Petrobrás que é a PPI – Paridade com o preço de importação, uma vez que o óleo extraído aqui é mais pesado e precisa ser misturado com o importado para ser refinado. Sendo assim quando há oscilação no mercado internacional há reflexo no mercado interno e nessa linha o etanol também sofre reajustes.
Ao consumidor não resta outra opção a não ser adequar o orçamento à essas variações. A bomba que cai na Ucrânia tem reflexo imediato na bomba de combustíveis aqui. No fim todos somos vítimas.

Sérgio Oliveira – Analista Econômico
Sérgio Oliveira – Analista Econômico

Deixe uma resposta