Hoje é Dia: semana é marcada por dia do circo, do teatro e da mentira

Doria anuncia ampliação da quarta dose da vacina de Covid-19 para pessoas acima de 60 anos
28 de março de 2022
Governo de SP entrega trecho de serra da Rodovia dos Tamoios
28 de março de 2022
Exibir todos

Hoje é Dia: semana é marcada por dia do circo, do teatro e da mentira

Dia Mundial do Autismo

Em abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Domingo, 27, foi celebrado o Dia Mundial do Teatro, do Dia Nacional do Circo e do Dia do Grafite. O Dia Nacional do Circo é uma homenagem ao palhaço paulista Abelardo Pinto, mais conhecido como Piolin. Em 2022, o nascimento dele completa nada menos do que 125 anos.

A TV Brasil Play disponibiliza, gratuitamente, conteúdos especiais para quem quer mergulhar no universo do circo e do teatro: o primeiro, a série documental Circos, que, em quatro episódios, apresenta as artes circenses, como a palhaçaria, equilibrismo, acrobacia e ilusionismo – e conta também como é a vida de quem percorre o país com o circo.

E o programa Curta Temporada traz espetáculos teatrais marcantes na íntegra, trazendo atuações dos palcos para a televisão. Assista o episódio O Elixir do Amor, uma comédia romântica adaptada da ópera L’Elisir d’Amore, de Gaetano Donizetti com libretto de Felice Romani. É a história do vaqueiro Nemorino, apaixonado por sua patroa Adína, que, para fazer ciúmes ao rapaz, resolve se comprometer com Belcore, um sargento pretensioso.

O Dia do Grafite, comemorado em 27 de março, é uma homenagem a um dos pioneiros da arte no país: Alex Vallauri; e, ainda, no dia 27, completam-se dez anos sem Ademilde Fonseca. Ela recebeu o título de rainha do choro e é tida por muitos como a mais importante cantora do gênero.

No dia 28 de março, mas no ano de 1952, falecia a jornalista e política Antonieta de Barros. Ela foi a primeira mulher negra a ser deputada estadual no país, por Santa Catarina, e propôs uma lei para criar o Dia do Professor. A iniciativa foi aprovada, e, anos mais tarde, a homenagem foi estendida a todo o país.

Há 115 anos, no dia 29 de março, nasceu Braguinha – apelido do compositor Carlos Alberto Ferreira. Também conhecido pelo pseudônimo João de Barro, Braguinha tem uma obra com mais de 400 composições, que vão de marchinhas como Touradas em Madri e Pirata da Perna de Pau a músicas infantis. Ele faleceu em 2006.

Nesta semana, até a “mentira” é lembrada. O dia 1º de abril é o tradicional Dia da Mentira. A origem da data tem nada menos do que 500 anos. A semana tem, ainda, no dia 2 de abril, o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil – uma homenagem à data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de clássicos como O Patinho Feio, A Pequena Sereia e A Rainha da Neve – e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Outras datas

Para além das datas comemorativas, a semana também é marcada pelos 70 anos do nascimento do ator e comediante fluminense Jorge Lafond, a drag queen Vera Verão, (29 de março) e dos 40 anos do início da Guerra das Malvinas, no dia 2 de abril – mesmo dia em que faleceu Samuel Finley Breese Morse, criador do telégrafo com fios e o código Morse. No dia 30, é lembrada a morte do matemático, físico, filósofo e astrônomo inglês Isaac Newton, falecido há 295 anos – de acordo com o calendário gregoriano

Deixe uma resposta