Estudantes de Dobrada visitam instalações da Águas de Matão

Páscoa 2022: Chocolate pode apresentar diferença de até 224% no preço
3 de abril de 2022
Estudantes do Adelino Bordignon visitam o gabinete do prefeito
3 de abril de 2022
Exibir todos

Estudantes de Dobrada visitam instalações da Águas de Matão

Estudantes de Dobrada conheceram a ETE de São Lourenço do Turvo Foto: Águas de Matão

Alunos do 2º ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Vereador Antônio Comar participaram de vista técnica sobre saneamento básico e sustentabilidade

Ver, na prática, como funciona o dia a dia e a rotina de uma empresa que atua no setor de saneamento básico. Com esse objetivo, um grupo de 19 estudantes do Ensino Médio, do município de Dobrada, conheceu, a sede da concessionária Águas de Matão e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito de São Lourenço do Turvo. A visita se deu no ultimo dia 30 de março.

Com idades entre 15 e 17 anos, os jovens que participaram da visita estudo são alunos do 2º ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Vereador Antônio Comar. Neste ano, um dos temas transversais é “Água: Solvente Universal”, que aborda conceitos básicos sobre a gestão da água, saneamento básico e sustentabilidade.

Na sede administrativa da Águas de Matão, o coordenador de Operações e Serviços, Robson Moreira, explicou aos alunos o funcionamento da estação de tratamento de esgoto e do sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada do município, que é extraída do Aquífero Guarani.

Na oportunidade, conheceram o CCO (Centro de Controle Operacional), sala de monitoramento das unidades da concessionária. “Os alunos conseguiram visualizar a gestão do tratamento da água e do esgoto, foi muito interessante”, diz a professora Tabata R. Mendes Martins, que acompanhou os alunos pelas unidades da Águas de Matão.

No final, o grupo visitou a ETE São Lourenço do Turvo, onde conheceu o ciclo completo do tratamento do esgoto – desde a chegada do esgoto bruto, passando pelas etapas de tratamento, desinfecção, processo de análises químicas até o lançamento do efluente já tratado nos cursos d’água.

Para a educadora, a possibilidade de conhecer na prática os conceitos teóricos trabalhados em sala de aula sobre saneamento básico, torna o ensino mais interessante. “Eles participaram e interagiram bastante. Não foi um ganho só didático, eles também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o setor empresarial”, analisa Tabata.

Os 19 estudantes que participaram da atividade, explica a professora, compõem a primeira turma de alunos de Dobrada matriculados no chamado Novo Ensino Médio.

*Com informações e credito fotográfico da Agea.

Deixe uma resposta