Dia Mundial da Água celebra as ‘águas subterrâneas’

Losartana: Anvisa tira dúvidas de pacientes
22 de março de 2022
Cidade de Matão é alvo de operação da Polícia Federal
22 de março de 2022
Exibir todos

Dia Mundial da Água celebra as ‘águas subterrâneas’

Para marcar o Dia Mundial da Água, a concessionária Águas de Matão entrega na noite de quinta-feira, 24, um reconhecimento para três empresas locais

Para celebrar o Dia Mundial da Água neste ano, a ONU (Organização das Nações Unidas) destaca a importância das águas subterrâneas para a saúde do planeta, dos ecossistemas e da população global. Em 2022, o tema definido para as comemorações da data é “Água subterrânea: tornando o invisível visível”.

A cidade de Matão é uma das localidades totalmente inserida neste tema, já que 100% da água que abastece a população, comércio e indústrias é proveniente do Aquífero Guarani.

O Aquífero Guarani é uma gigantesca reserva hídrica subterrânea com 1,2 milhão de quilômetros quadrados (km²), que está distribuída por oito estados brasileiros – São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de territórios da Argentina, Paraguai e Uruguai.

A ONU observa que, pelo fato de as águas subterrâneas serem mananciais não visíveis, já que estão no subsolo, geralmente sua importância passa despercebida ou de maneira silenciosa. Contudo, a organização mundial salienta que a água subterrânea é “um tesouro escondido”, uma fonte hídrica que em muitas regiões garante o fornecimento de água para o consumo humano, o agronegócio, o setor industrial e mantém o funcionamento de sistemas de saneamento básico. Esse é justamente o caso de Matão.

Além disso, as águas subterrâneas – que são abastecidas com água da chuva e da neve derretida – são responsáveis pela recarga de água doce dos mananciais superficiais como nascentes, rios, lagos e pântanos. As águas superficiais chegam, inclusive, aos oceanos.

O coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão, Robson Moreira, lembra que a água subterrânea é um recurso vital para a população, para os serviços públicos e para o setor produtivo de Matão. “Toda a cidade é abastecida com água bombeada de poços, a exemplo do recém-inaugurado Poço São Lourenço do Turvo, que possui 300 metros de profundidade e vazão de 10 metros cúbicos de água por hora”, exemplifica.

Por essa razão, desde o início das operações da concessionária no município, em 2014, a Águas de Matão preza pelo zelo e sustentabilidade do manancial subterrâneo que abastece o município. Nesse sentido, nos últimos oito anos a Águas de Matão investiu na implantação de uma infraestrutura moderna e segura para a execução dos processos de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água subterrânea tratada. “Essa eficiente rede de tratamento e distribuição de água reduz perdas físicas de água, evita impactos ambientais e garante à população matonense uma água potável e de qualidade, no trajeto que vai desde os poços de captação até as torneiras residenciais”, afirma Robson.

Reconhecimento

Para marcar o Dia Mundial da Água, a concessionária Águas de Matão entrega, em evento que será realizado na noite de quinta-feira, 24, um reconhecimento para três empresas que atuam no Município: o ‘Prêmio de Reconhecimento de Boas Práticas de Conservação e Reúso da Água’. “Essa é uma singela homenagem para agradecer essas empresas pela preocupação e o cuidado, em seus processos, com a utilização da água. São exemplos que temos que reconhecer e aplaudir”, afirma a diretora presidente da Águas de Matão, Silvia Letícia Tesseroli.

Fonte: Aguas de Matão

Deixe uma resposta