Ciclone subtropical no Sul do País começa a se afastar do litoral

Curso de arbitragem entregou certificados
18 de maio de 2022
Santas Casas fazem protesto na Esplanada dos Ministérios
19 de maio de 2022
Exibir todos

Ciclone subtropical no Sul do País começa a se afastar do litoral

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O informe é da Defesa Civil Nacional. Alerta para rajadas de vento, frio intenso e geadas permanece em grande parte do Brasil nos próximos dias

A tempestade subtropical Yakecan vem sendo o sistema meteorológico mais falado nos últimos dias, muito mais que o ar polar e a neve. Nesta quarta-feira e até o fim da semana ainda será notícia, uma vez que os alertas continuam para a Região Sul e passam a ter no Sudeste.

A Defesa Civil Nacional informa que o ciclone subtropical no Sul do País começou a se afastar do litoral brasileiro, sendo descartada a possibilidade de um furacão atingir o País. 

Apesar disso, rajadas de vento nas regiões Sul e Sudeste e frio intenso e geadas em grande parte do Brasil podem ocorrer nos próximos dias. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, o ciclone já passou pelo litoral do Rio Grande do Sul, e, neste momento, segue em direção aos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com menos intensidade do que o previsto e se afastando da costa. 

Em paralelo ao ciclone, uma massa de ar frio segue provocando baixas temperaturas e sensações térmicas críticas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Também é possível que haja geadas nos próximos dias. 

Alertas para São Paulo

Mesmo com o deslocamento do ciclone para norte, a sua influência no estado de São Paulo ocorre até a quinta-feira (19), afetando apenas a porção litorânea da Baixada Santista até o Litoral Norte e região do Vale do Paraíba, com rajadas de ventos ao longo do dia de 55 a 75 km/h

Região Sudeste: Previsão de frio para toda a Região Sudeste, nesta quinta-feira (19). Chove apenas no norte de Minas Gerais. Já em São Paulo, a previsão é de geada ao decorrer do dia. Alerta aos termômetros! A capital pode registrar 7 graus no início da manhã. Nas demais áreas, o tempo segue firme e seco. As temperaturas também continuam baixas em todos os estados da Região Sudeste. A temperatura mínima para a Região Sudeste fica em torno dos 3  graus e a máxima de 15. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.

Região Sul: Neve e tempestade para a .Região Sul, nesta quinta-feira (19). o frio predomina na Região Sul. No Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a previsão é de bastante vento ao longo do dia.  Pode chover em vários momentos no centro-leste gaúcho e sul de Santa Catarina e há também a possibilidade de neve. O tempo fica firme nas demais áreas e a sensação é de frio. A temperatura mínima para a Região Sul fica em torno dos 3 graus e a máxima de 12. A umidade relativa do ar varia entre 66% e 100%.

Região Centro- Oeste: Nesta quinta-feira (19), a previsão é de frio para a Região Centro-Oeste. A previsão é de frio para a Região Centro-Oeste. O sol predomina em todos os estados, mas a sensação térmica é de frio durante o dia. Não chove no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. A umidade do ar diminui pela tarde. A temperatura mínima para o Centro-Oeste fica em torno dos 9 graus e a máxima de 21. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 100%.

Região Nordeste: O dia segue frio na Região Nordeste nesta quinta-feira, 19. Chove durante o dia no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte de Sergipe. No leste da Bahia, a nebulosidade aumenta e pode chover na região. Previsão de chuva com risco de trovoadas nas demais áreas. A mínima para a Região Nordeste fica em torno dos 15 graus e a máxima de 30. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 100%.

Região Norte: Nesta quinta-feira (19), o tempo segue instável. Previsão de pancadas de chuva no sul do Pará e norte do Tocantins. Em Roraima, o dia segue nublado e com risco para temporais ao longo do dia. Já no Acre, sul do Tocantins e Roraima, o tempo segue firme. A mínima para a Região Norte fica em torno dos 21 graus e a máxima de 30. A umidade relativa do ar varia entre 63% e 100%.

Fonte: Inmet, SOMAR Meteorologia

Deixe uma resposta