Resultados de feiras agropecuárias animam fabricantes de máquinas e equipamentos
23 de abril de 2022
Giro da Semana: Diversas Residências em Construção na cidade Dobrada tem fiações roubada
24 de abril de 2022
Exibir todos

2022 promete

João Marchesan, presidente do conselho de administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Foto: Divulgação)

Iniciamos 2022 com muito otimismo no setor de máquinas e equipamentos, com índices de crescimento significativos no ano de 2021, que por sua vez registrou índices de crescimento importantes em relação ao ano anterior, apesar da pandemia e todos os problemas enfrentados pela indústria.

Mas nesse momento estamos mais do que otimistas, especialmente considerando a confirmação da realização das nossas feiras setoriais, que sempre representaram um importante impulso de vendas para os nossos associados e para o mercado como um todo.

Assim, nesse mês de abril, o nosso otimismo quanto aos novos rumos que o país pode assumir através do crescimento econômico, eliminação do desemprego e distribuição de renda mais justa, se ampliam ainda mais, com a diminuição da pandemia e a realização presencial da AGRISHOW, após dois anos de atividade online.

Mas quero também demonstrar, ao lado desse otimismo, a nossa preocupação com o futuro da indústria, e, principalmente, ressaltar a importância da indústria de bens de capital no processo de desenvolvimento. Por estar presente em todas as cadeias produtivas de uma economia, o setor destaca-se pelo seu papel difusor de progresso tecnológico, aumentando consideravelmente os efeitos de encadeamento, o que leva à ampliação do mercado interno e, adiante, do potencial de geração de renda e empregos qualificados.

Nas últimas décadas, o agronegócio deu uma grande e importante contribuição à economia brasileira. Registrou índices significativos de crescimento e sabemos que grande parte desse crescimento se deve a ganhos de produtividade, resultantes de inovações tecnológicas adaptadas ao solo e clima do Brasil e incorporadas pelos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, que em relação ao ano passado, registraram crescimento na casa dos dois dígitos.

A AGRISHOW 2022 representará uma oportunidade de realizar negócios e estreitar relacionamento com as mais de 800 marcas do Brasil e do exterior, nos segmentos: máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, agricultura de precisão, irrigação, armazenagem, pecuária, sementes, corretivos, fertilizantes, defensivos agrícolas, insumos diversos, sacarias, embalagens, tecnologia em software e hardware, agricultura familiar, financiamento, seguro, peças, autopeças, pneus, válvulas, bombas, motores e transportes. A feira contará também com a participação dos principais bancos direcionados ao agro.

Não bastassem essas oportunidades de negócios, na sequência, a FEIMEC, traz novas soluções tecnológicas para empresas interessadas em conhecerem resultados de investimentos em inovação, com potencial impacto no mercado e na criação de novos negócios, como oportunidades e tendências que poderão ser aplicadas para diferentes áreas, segmentos e usos pela Indústria.

Como ponto alto da FEIMEC está o demonstrador de tecnologias da indústria 4.0 – Desenvolvido pela ABIMAQ e diversas empresas parceiras, o demonstrador apresenta na prática e em tempo real, os principais conceitos e tecnologias aplicadas à Indústria 4.0, neste ano, vai oferecer uma proposta ainda mais inovadora. Soluções tecnológicas serão apresentadas através de 5 clusters integrando tecnologias de empresas, para aplicação de necessidades reais da indústria.

Acredito que com tantas possibilidades inovadoras, e a pandemia finalmente sob controle, realmente 2022 promete.

*João Carlos Marchesan é administrador de empresas, empresário e presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ

Deixe uma resposta