Prefeitura realiza aceiros em áreas verdes para prevenir incêndios

Governador libera R$ 1 bilhão em pagamento para 214 mil professores
29 de maio de 2022
PROUNI – Novas regras passam a valer a partir de julho de 2022
29 de maio de 2022
Exibir todos

Prefeitura realiza aceiros em áreas verdes para prevenir incêndios

Foto: AIP

Neste mês de maio a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, e, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou aceiros em seis localizações do município, que encontravam-se vulneráveis aos riscos de incêndio: Pulmão Verde; mata próxima a Escola do CAIC; mata do bairro Azul Ville; mata do Parque Flamboyant; mata do Parque Mônaco; mata da entrada da cidade, próxima à Avenida Baldan. Isso porque, durante o período de estiagem/seca, de abril a setembro, os incêndios podem ocorrer com maior frequência.

“Agradecemos o empenho dos profissionais envolvidos com a abertura dos aceiros e reforçamos o fato de que já estamos fazendo o possível para melhorar as condições de trabalho da Defesa Civil, a fim de apoiar o Corpo de Bombeiros, em sua atuação”, estimou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Gonzaga Bussola, dentre os vários benefícios que as áreas verdes podem proporcionar à natureza e às pessoas é possível apontar como principais, o
controle da poluição do ar e acústica; o aumento do conforto ambiental; o equilíbrio do índice de umidade do ar; a estabilização de superfícies, por meio da fixação do solo, pelas raízes das plantas e interceptação das águas da chuva no subsolo, que reduz o escoamento superficial; entre outros”.

As áreas verdes do perímetro urbano em Matão, apresentam cobertura vegetal, arbórea (nativa e introduzida), arbustiva ou rasteira (gramíneas), que contribuem de modo significativo para a qualidade de vida das pessoas e o equilíbrio ambiental.

Em caso de incêndios, ligue 193 (Corpo de Bombeiros); 199 (Defesa Civil) ou (16) 3383-4060 Departamento de Meio Ambiente.

Fonte: AIP

Deixe uma resposta