Município de Matão institui fundo destinado ao Corpo de Bombeiros

Papa nomeia novo Bispo para Diocese de São Carlos
20 de outubro de 2021
Marcio França visita cidades do interior paulista
20 de outubro de 2021
Exibir todos

Município de Matão institui fundo destinado ao Corpo de Bombeiros

Foto: Victor Gandin

Foto: Victor Gandin

Câmara aprova projeto que institui o FEBOM – Fundo Especial do Corpo de Bombeiros

A 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Matão, realizada em 18/10/2021, contou com a aprovação, em única discussão e votação, do Projeto de Lei nº 98/2021, destinado a instituir o Fundo Especial do Corpo de Bombeiros, identificado pela sigla FEBOM.

O projeto, de autoria do Executivo Municipal, foi encaminhado formalmente ao Legislativo pelo prefeito Cido Ferrari (PT), que, em ofício escrito, solicitou que a tramitação se desse em regime de urgência. O pedido foi atendido pelos vereadores, que aprovavam regime de urgência especial.

Durante a sessão, a presidenta da Câmara, Ana Mondini (MDB), explicou que “tomou frente” do projeto após ouvir uma sugestão do bombeiro Sargento Lupércio. Cumprindo as determinações legais, o texto foi estruturado pelo Poder Executivo, sendo posteriormente encaminhado para a Câmara.

A sessão ordinária contou com a participação do comandante da III CGB, Capitão PM Fernando Roberto, que fez uso da Tribuna e discorreu sobre a proposta do fundo. No plenário, como vereador, esteve presente o suplente Freitas Bombeiro, que assumiu a vaga de Robinho Ramos (PTB) durante esta semana.

A instituição do FEBOM tem “a finalidade de prover recursos para a aquisição de bens, viaturas, equipamentos, materiais, construções e despesas com serviços e pessoal necessários ao desempenho das atividades de bombeiros”.

Segundo o ofício de Cido Ferrari, a criação do fundo “torna-se necessária para que o Município tenha condições de receber verbas que, até então, deixam de ser destinadas a esta municipalidade, pela inexistência de referido Fundo e conta específica”.

Por isso, a criação do FEBOM visa facilitar “a gestão de recursos e destinação de verbas específicas pelo Município, entidades ou empresas para gasto exclusivo com o Corpo de Bombeiros de Matão”.

O projeto especifica que as receitas do fundo serão constituídas de diversas fontes, como por exemplo “auxílios, subvenções ou doações de instituições públicas e privadas, destinadas ao Corpo de Bombeiros de Matão” e “recursos advindos da coparticipação de outros Municípios da área de atuação do serviço, ajustados em convênio que regule a utilização de bens, viaturas e equipamentos”.

Os recursos obtidos pelo fundo serão depositados em conta específica do FEBOM, que será gerida por um Conselho Gestor. Será da competência deste conselho a “decisão para aplicação dos recursos do FEBOM, previstos no Orçamento Anual ou em créditos adicionais”.

A lei aprovada, a caminho de ser sancionada para começar a ter efeitos legais, prevê ainda que “o mandato dos membros do Conselho Gestor coincidirá com o do Prefeito Municipal, sendo suas funções exercidas gratuitamente e consideradas como de prestação de serviços relevantes ao Município”.

Texto: Victor Gandin

Leia também: Bombeiros e brigadistas combatem incêndios que castigam Matão: saiba como denunciar este crime

Victor Gandin
Victor Gandin
Acompanhe a política de Matão através de notícias, vídeos e análises exclusivas.

Deixe uma resposta